Acabou o DOC Lisboa, festival internacional de documentais onde puiden ve-los films  
Arraianos (Eloy Enciso) A Raia (Iván Castiñeiras).


Arraianos 
Eloy Enciso Cachafeiro | 70' / Espanha / 2012
Os habitantes de uma pequena aldeia perdida nas florestas entre a Galiza e Portugal vivem e trabalham numa rotina pacífica. Um dia, chega um estranho - a possibilidade de mudança, uma saída, um veículo de purificação... Entre a realidade e a fábula, os Arraianos representam a sua vida, retratando o mundo rural e a sua resistência obstinada a desaparecer. 



A Raia / The Border
Iván Castiñeiras Gallego | 15' / Portugal, Espanha / 2012
A linha é a fronteira que divide o sudeste da Galiza do noroeste de Portugal. Área montanhosa de clima extremo, terra interior, de camponeses. Os povos desta área foram e são a periferia de ambas as nações, historicamente esquecidos. Estas e outras circunstâncias tornam-nos pessoas muito especiais. Com uma história tão valiosa quanto desconhecida.




Diana Gonçalves xa fora proxectada neste Festival co film As mullleres da Raia, outra mirada á Liña fronteiriza galego/portuguesa



Tamén foron moi ben acollidos os films Emak Bakia e Story for the Modlins.


Emak Bakia Baita / The Search for Emak Bakia
Oskar Alegría | 83' / Espanha / 2012
RISCOS (EM MEMÓRIA DE CHRIS MARKER, MARCEL HANOUN E STEPHEN DOWSKIN)
A casa perto de Biarritz onde se rodou o filme Emak Bakia ("Deixa-me em paz" em basco) de Man Ray, em 1926, tinha esse nome peculiar e Oskar Alegría decidiu procurá-la a pé. Só existem três imagens da mansão: a imagem da porta da frente, duas colunas de uma janela e uma secção de costa próxima. Uma procura com base nestas velhas imagens não seria fácil.


Oskar Alegría achégase ó film do mesmo nome de Man Ray, Emak Bakia.



A Story for the Modlins
Sergio Oksman | 26' / Espanha / 2012
RISCOS (EM MEMÓRIA DE CHRIS MARKER, MARCEL HANOUN E STEPHEN DOWSKIN)
Depois de aparecer no filme Rosemary's Baby, de Roman Polanski, Elmer Modlin fugiu com a família para uma terra distante, onde se fecharam dentro de um apartamento escuro durante trinta anos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario